sexta-feira, 27 de maio de 2011

Videos relacionados ao bullying

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=yO-uZYWk66c

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=cKLaSiEA6TY

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=5LWaC6keDo0

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=8wCo0kjYSuo

Você ja sofreu Bullying? Enquete:

http://www.tiek.com.br/enquete-voce-ja-sofreu-bullying.553.html

Sugestão de livro

São várias as histórias que nos falam de violência na escola, vemos notícias de professores que não conseguem controlar alunos indisciplinados, de crianças que humilham e maltratam os seus colegas. Mas há uma nova realidade, invisível, fechada entre quatro paredes que é fundamental enfrentar: os pais são vítimas da violência dos filhos dentro das suas próprias casas.

Bully, Jogo eletrônico sobre o Bullying:





História
O jogo começa com Jimmy deitado no carro discutindo com sua mãe e com seu padrasto. A mãe de Jimmy quer colocá-lo num internato, enquanto ela vai passar uma longa lua de mel com seu 5º esposo. E ela escolheu Bullworth Academy, a escola mais louca de todo o país (por ser a única que aceitou Jimmy). Continuando a discussão, eles chegam a Bullworth Academy. A mãe de Jimmy deixa-o à frente da escola, onde ele é recebido pela secretária. Então ela diz a Jimmy para ir falar com o diretor, o Dr. Crabblesnitch. O doutor diz que Jimmy é um rapaz muito mau, o pior que ele já recebeu em sua escola até agora. Ele cita algumas coisas que Jimmy fez em outros internatos: Vandalismo, Linguagem  imprópria, Graffiti, e Bullying. Logo depois dessa conversa, a secretária manda Jimmy vestir o uniforme da escola. Quando Jimmy chega ao dormitório masculino começa uma luta, que na verdade é um pequeno tutorial do jogo. Quando tiveres acabado com o rapaz que te atacou, chegará Hattrick, o professor de matemática corrupto da escola (como os policiais corruptos dos jogos da série GTA) fazendo-te parar com a luta. Entrando no dormitório, Jimmy conhece Gary, um rapaz muito inteligente (que por vezes mostra-se um pouco psicopata) e que pretende dominar a escola e as outras facções. Chegando ao seu quarto, Gary apresenta-te a Peter (ou apenas Pete). Depois de um tempo Gary trai Jimmy por que acha que Jimmy quer dominar a escola no lugar dele e inventa algumas mentiras para todos os chefes de facções começando por Russel chefe dos bullies (valentões), Gary fala para Russel que Jimmy xingou sua mãe e alguns animais de sua fazenda. Depois disso Gary continua a mentir para chefes de facções e por causa disso Jimmy continua se dando mal perdendo respeito com facções e se metendo em brigas.
No último capítulo Jimmy tem que lidar com uma facção não muito conhecida pelo pessoal de Bullworth por que eles não estudam em Bullworth, ai Gary convence os alunos de Bullworth a iniciar uma guerra escolar eliminando os mais fracos, mandar na escola e criar sua própria facção.E nisso o Jimmy e o Russel já são amigos,e quando eles entram na escola, pegam a cetra do Jimmy e o Russel vai atrás. O Jimmy fica sozinho lá. Quando chega o Gary eles começam a brigar e ele sai correndo atrás do Gary até o topo da escola. E eles começam a se bater, tem um vidro em baixo deles, e eles quebram o vidro e caem na sala do diretor. O diretor ouve oque os dois falam e diz a Gary que ele foi expulso. Depois disso,Dr.Cabllesnith pede oque Jimmy quer e ele responde que quer ajudar uns amigos fazendo com que Zoe volte a sua escola e Pete seja o "cabeça" da escola , e por fim Jimmy pede para mandar uma carta a sua mãe

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tipos de Bullying:




1°- Intimidação física: inclui qualquer contato físico que possa ferir ou prejudicar uma pessoa como bater, chutar, etc.Tomar algo que pertence a outra pessoa e destruindo também seria considerado um tipo de agressão física. Por exemplo, se alguém estava andando na rua e alguém veio até ele e empurrou-o para o chão, seria uma forma bullying físico.

2°- Intimidação verbal: é xingar, fazer comentários ofensivos, ou fazendo piadas sobre a religião, gênero, etnia, status socioeconômico. Por exemplo, se havia um grupo de garotos que fizeram o divertimento de outro garoto, porque ele não podia correr tão rápido como todos os outros, seria um exemplo de intimidação verbal. 46,5% do total de bullying nas escolas é o tipo verbal. A agressão verbal é quando um valentão teases alguém. Ele também pode incluir um valentão fazendo ameaças verbais de violência ou agressão contra a propriedade pessoal de alguém.

3°- Bullying indirecto: inclui espalhar rumores ou histórias sobre alguém, dizer aos outros sobre algo que foi dito para você em particular. Por exemplo seria você falar mal de uma outra pessoa por ela ser mais gorda que outras pessoas. Bullying indirecto é responsável por 18,5% do total de bullying.

4°- Cyberbullying: é feita por envio de mensagens, imagens ou informações através de meios electrónicos, como por exemplo os computadores (e-mail e mensagens instantâneas) ou telefones celulares (mensagens de texto e correio de voz). Por exemplo, se você enviou uma foto de uma cobra em um e-mail para uma pessoa, porque você sabe que eles têm medo de cobras, seria um exemplo de cyberbullying. De acordo com um levantamento feito em 2003, apenas 4% de bullying é listado como "outros tipos", e isso incluiria cyberbullying. Embora este número parece pequeno, o crescimento deste tipo de bullying está crescendo rapidamente por causa da difusão da tecnologia em torno de o mundo.

5°-Bullying emocional: é outro forma de bullying e, é também mais comum entre meninas. Bullying emocional inclui excluir outro de um grupo, e ridicularizar o outro. Todos os comentários ou as ações que ferir sentimentos de uma outra pessoa são considerados bullying emocional. Este tipo de bullying é tão sério quanto qualquer outro porque as vítimas se tornam eventualmente danificadas emocionalmente.
6°-Bullying Sexual: ocorre mais frequentemente em  crianças mais velhas e inclui comentários sexual desagradáveis. Essa pratica de bullying é muito séria e pode ser considerado assedio sexual. As crianças que cometem este tipo de bullying podem enfrentar conseqüências sérias.
 

Sugestões de filmes:

Adicionar legenda
1°- Elefante:ganhador da Palma de Ouro em Cannes, o filme Gus Van Sant choca pela sua secura. O filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária de Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. A questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está sempre presente. Concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um "elefante" simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover.



2° Klass:numa escola da Estônia, um garoto "nerd" de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. Um  outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. Talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas,que vão acontecendo até terem um final trágico.


3°-Bully:Nick Stahl  é um riquinho valentão, que vive abusando fisicamente dos colegas,até que seu melhor amigo o já falecido Brad Renfro decide vingar-se dele junto com a namorada, atraindo-o para o pântano e espancando-o até a morte.Alguns dos garotos tentam tomar o lugar dele, enquanto a comunidade se divide entre condenar e reconhecer que ele teve o que merecia. O diretor Larry Clark especializou-se em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana.Um filme literalmente chocante.